quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Briófitas

São plantas de pequeno porte que habitam locais úmidos pois não possuem vasos condutores de seiva por isso podem ser classificadas como avasculares e pode ser dividido em 3 grupos: Hepáticas, antóceros e musgos.

 rizoides - responsável pela fixação da planta no ambiente e absorver a água e os sais minerais.

cauloide - de onde partem os filoides e os rizoides.

filoides - Responsável pela realização da fotossíntese.

Hepáticas- tem aspecto de lâmina na qual desenvolve o rizoide.

Antóceros: Semelhante as hepáticas, porem apresentam esporófito filamentares, que cresce sobre o gametófito.

Musgos: o corpo do musgo é o gametófito e produz gametas por processo de de mitose. As briófitas apresenta o gametófito(n) como fase duradoura. O esporófito(2n) cresce sobre o gametófito feminino na época de reprodução sendo constituído por pé, haste e esporângio
que tem a função de produzir os esporos.

 Reprodução das briófitas: Apresenta uma forte dependência do ambiente úmido por causa da produção de gametas flagelados(anterozoides).
Gametófito é responsável pela produção de gametas.
Existe o gametófito feminino e masculino.
O gametófito feminino apresenta uma estrutura produtora de gametas femininos chamado de arquegônio e o gametófito masculino apresenta uma estrutura produtora de gametas masculinos chamado de anterídio. O anterídio produz os anterozoides que com a ajuda da água fecunda a oosfera que fica no corpo do gametófito feminino que desenvolverá o esporófito(2n), o esporófito apresenta o esporângio que é uma estrutura responsável pela produção de esporos(por meiose). Esses esporos haploides são liberados e geminados formando os protonemas, estrutura que formará um novo gametófito.












Temos uma alternância entre uma geração sexuada que produz gametas e uma outra assexuada que produz esporos podendo classificar esse ciclo de alternância de geração ou metagênese.

 Créditos: Rita de Cássia Gomes Zucarino
 Fontes: www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/briofitas.php,
Livro coc 3 -ecologia e botânica

Nenhum comentário:

Postar um comentário